HISTÓRIA

Desde 2009, quando iniciei no esporte participei de inúmeras regatas realizadas pelo clube em Foz do Iguaçu, participei também em Antonina no Paraná, Florianópolis em Santa Catarina; Porto Alegre no Rio Grande do Sul; São Paulo capital; Rio e Búzios no Rio de Janeiro, Recife no Pernambuco; Assunção no Paraguai; Posadas na Argentina; Punta Del Este no Uruguai; Nayarit no México.

No ano de 2010, comecei a evoluir, demonstrando inspiração pelo esporte. Conquistei o 3º lugar no campeonato paranaense, em Foz do Iguaçu e o título na Copa Mercosul de Optimist estreante, em Posadas, na Argentina.

Em 2011, venci 4 das 7 provas disputas no ano. Venci pela primeira vez um campeonato paranaense da classe Optimist na classificação geral e na categoria infantil.

Em 2012, participei no mês de janeiro do campeonato brasileiro da classe Optimist em Porto Alegre – RS, com a equipe paranaense, e conquistei uma vaga para o estado na próxima edição do campeonato brasileiro que aconteceu na represa de Guarapiranga – SP. Em julho, subi ao pódio com a bandeira do Brasil, conquistando a terceira posição na Copa Mercosul de Optimist Estreante em Assunção, Paraguai. Em outubro, fui bi campeão paranaense de vela, classe Optimist. Todo este esforço e estas conquistas valeram a pena, pois foi FINALISTA DO PRÊMIO ORGULHO PARANAENSE categoria revelação esportiva (Um evento organizado pela Secretaria Estadual do Esporte, onde foram avaliados atletas de todo o estado com relevantes conquistas no ano de 2011 e 2012). 

Em janeiro de 2013, superei minhas expectativas e conquistei uma vaga na seleção brasileira, este feito foi alcançado no campeonato brasileiro de vela, da classe Optimist 2013, na Represa de Guarapiranga – SP. Fui o 5º velejador paranaense a conquistar este feito.

Em outubro de 2013, venci pela 3ª vez o título paranaense na classe Optimist. E em novembro conquistei o primeiro título na classe Laser (próxima classe), foi campeão paranaense de Laser 4.7, em Antonina – PR. Durante o ano de 2013, disputei 10 eventos, no qual venci 8. Com isso, venci o ranking paranaense de vela classe Optimist em 2013, e levei para casa a taça TROFÉU LAGO DE ITAIPU - Ranking anual do projeto Velejar é Preciso do ICLI.

No início de 2014, último ano velejando na classe Optimist, alcancei meu maior resultado na classe Optimist, sendo o primeiro velejador paranaense a terminar o campeonato brasileiro da classe Optimist no TOP 10, ficando com a nona colocação geral, entre 136 participantes, na cidade de Recife – PE. Com este resultado, garanti uma vaga na seleção brasileira pelo segundo ano consecutivo, para disputar o campeonato sul americano de Optimist em abril, em Punta del Este, Uruguai. Antes do sul americano, participei da seletiva para os campeonatos internacionais da classe Optimist (Mundial, Europeu e Norte Americano), em Salvador – BA, em março. E somando o resultado do campeonato brasileiro + a seletiva, conquistei uma vaga para disputar o campeonato Norte Americano de Optimist, realizado em julho, na cidade de Nayarit, México

Em julho, disputei em casa o Campeonato Sul Brasileiro e a Copa Mercosul, e fiquei em 2º colocado.  Em outubro de 2014, fui Penta Campeão Paranaense com 35 participantes na classe Optimist, em Foz do Iguaçu – PR. Logo em seguida em novembro, fui Bicampeão Paranaense de Laser 4.7, em Foz do Iguaçu – PR.

Com os excelentes resultados em 2014, conquistei pela segunda vez o título Troféu Lago de Itaipu de Optimist e também fui Vice-campeão do Ranking Brasileiro na classe Laser 4.7.

No início de 2015, tive uma ótima participação no Campeonato Brasileiro de Laser no Rio de Janeiro – RJ, fui Vice-campeão Brasileiro. Em setembro, fui pela primeira vez para a Copa da juventude de Laser Radial, em São Paulo, e alcancei o segundo lugar, garantindo uma vaga na seleção brasileira para participar do campeonato sul americano de praia na classe Sunfish a ser realizado em 2016.

Em outubro, subi no ponto mais alto do pódio, conquistando o título de Campeão Sul-americano de Laser 4.7 em Porto Alegre – RS, até então sendo meu campeonato mais importante de minha carreira. E com as conquistas do ano de 2015 me consagrei Campeão no Ranking Nacional e campeão do Troféu Lago de Itaipu em Foz do Iguaçu - PR. E para encerrar o ano com chave de Ouro fui homenageado como "Orgulho Paranaense" em Curitiba, onde fui finalista do Desporto Rendimento, campeão na categoria Revelação Esportiva e vencedor na Votação Popular, sendo então, o prêmio mais importante e mais esperado do evento prêmio Orgulho Paranaense, tudo isso graças as pessoas que votaram e aos meus resultados entre 2013 á 2015.

 

Para começar o ano de 2016 com o pé direito ganhei meu primeiro campeonato brasileiro da classe Laser no Rio de Janeiro – RJ em janeiro. Logo após do campeonato Brasileiro, os treinos foram visados para o campeonato Sul americano que aconteceu entre os dias 17 a 21 de fevereiro, em Montevidéu - URU. Tive um ótimo resultado me consagrando Vice campeão Sul americano 2016, ficando apenas atrás da Vice campeã Pan americano 2015. Além disso, conquistei mais dois troféus: Bi campeão masculino geral e Bi campeão na categoria Sub 18. Após esse feito, fiquei 4 meses treinando e fazendo participações de regatas internas, em julho, fui sozinho para Alemanha disputar meu primeiro Campeonato Mundial de vela Laser 4.7, que reuniu 384 velejadores, sendo então, conquistei a 5ª colocação na categoria geral, e tudo isso graças a minha dedicação e ao apoio da ITAIPU BINACIONAL e de outros parceiros como Viana Sailing.

Para encerrar o ano de 2016, Passei a temporada de dezembro em Portugal treinando com a equipe Viana Sailing para aprimorar a técnica e o preparado físico.

 

Após o treinamento em Portugal voltei para o Brasil para disputar o Campeonato Brasileiro de Laser 4.7 de 2017 com o objetivo de ganhar e no final da competição mais um objetivo realizado, me tornando Bi campeão Brasileiro de vela. Com esse resultado fui motivado para o campeonato Sul Americano ocorrido em Mar del Plata - Argentina e conquistei o Tri campeonato Sul Americano, no qual a velejadora olímpica Moreira Dolores do Uruguai participou. Logo em seguida, conquistei a 2ª colocação na Copa Brasil de Vela, um evento onde reúne todos os velejadores olímpicos do Brasil e a vela jovem realizado em POA no mês de março.

Em julho entre os dias 14 a 16, Foz do Iguaçu sediou a Copa Mercosul de Vela com a presença de 80 velejador da Argentina, Brasil e Paraguai, entre eles, Laser Standard, Laser 4.7 e Optimist no Iate Clube Lago de Itaipu, e após muito treinamento no Lago e conhecimento de velejar em casa, tive vantagens nas regatas que sopraram ventos forte e conquistei mais um título super importante para o curriculum, me tornando Campeão Mercosul diante de velejadores experientes.

Com esses resultados estou em um treinamento intensivo e em busca de patrocínio para o Mundial júnior e Mundial Masculino que vai ser realizado em Agosto de 2017 em Medemblik - Holanda. 

No mês de agosto de 2017, estive em uma temporada na Europa fazendo treinamentos em Portugal e competindo na Holanda os dois campeonatos mais fortes do mundo, Campeonato Mundial Junior e Mundial OPEN de Laser Radial com aproximadamente 500 velejadores masculino e feminino de todas as idades.

No Campeonato Mundial Junior tive problemas no equipamento ficando na 192ª colocação. Já no Mundial OPEN, estava com um barco melhor e liderei o primeiro dia mas por desgaste físico terminei na 30ª colocação. Com isso, voltei para o Brasil e ganhei o Campeonato Sul-brasileiro passando para a vice liderança do Ranking Nacional na Classe Laser Radial.

Atualmente o atleta esta em busca de patrocínio para entrar em uma Campanha Olímpica com o apoio da Viana Sailing - uma empresa Portuguesa de Vela.

 

No ano de 2018 tive uma boa evolução pois conquistei 2 campeonatos na Classe Laser Standard (vela olímpica), a Copa Mercosul e para encerrar o ano com o Paranaense na Classe Laser Standard. E também, Ranqueado ficando com o top 3 no Ranking Nacional de Laser Radial somando o resultado do Brasileiro e do Sul Brasileiro.

 

Em janeiro de 2019 foi realizado o Campeonato Brasileiro da classe Laser com a participação de 74 atletas na categoria Radial, em Niterói - RJ. Após 10 regatas concluídas alcancei o lugar mais alto do pódio, conquistando pela terceira vez o título de Campeão Brasileiro Masculino e 3º colocado geral.

Após o título, fui chamado para participar de uma clínica de treinamento internacional entre os dias 1 á 10 de fevereiro em Assunção junto com os paraguaios e argentinos no objetivo de aumentar o nível técnico da fronteira.

Nos meses seguintes infelizmente não consegui participar dos campeonatos internacionais por questões financeiras, mas segui firme treinando no Lago de Itaipu.

Nas férias de julho tive a oportunidade de competir 5 campeonatos na capital que será sediado os principais campeonatos da vela brasileiro, em Brasília. Ao final dessa "temporada" tive ótimos resultados vencendo quatro dos cinco campeonatos disputados, entre eles, Campeonato Vela Jovem de Brasília, Centro Oeste Brasileiro, Regata Comodoro de Standard e Regata Comodoro de Snipe.

No mês de agosto participei da primeira etapa dos Jogos de Aventura e Natureza do Paraná conquistando a 1ª colocação, em Guaratuba. O Jogos esta tendo sua primeira edição pelo Governo do Paraná reunindo aproximadamente 2000 atletas de várias modalidades relacionadas a natureza, os jogos será um circuito de 5 etapas, sendo a primeira em Guaratuba, Foz do Iguaçu, Antonina, Guaíra e Carlópolis.

Em outubro entre os dias 12 à 20 estive novamente em Brasília, dessa vez, participando da Copa Brasil de Vela, o evento mais importante do esporte a vela no Brasil (seletiva olímpica) onde reúne os melhores velejadores do Brasil de todas as modalidades a vela. Tive a oportunidade de competir e disputar a tão sonhada vaga olímpica na classe Laser Standard no decorrer do campeonato onde tive o gostinho de liderar o terceiro dia de competição e brigar pela liderança até o ultimo dia com troa e oscilações de posições, o campeonato foi de altíssimo nível e finalizei no Top 3 após uma disputa acirrada e decisiva nos detalhes. 

O prazer de competir e disputar pelas primeiras colocação, me deixou muito contente e ainda aumentou a chama do grande sonho que é a vaga olímpica. O desempenho e resultado final surgiu possíveis oportunidade de treinamento e competições internacionais para 2020, após uma conversa com o olheiro da CBVela.

Para encerrar o ano com a última competição importante com chave de ouro, venci o campeonato Sul Brasileiro de Laser Radial, realizado em Jurerê entre os dias 15, 16 e 17 de novembro. Com a conquista, me garantiu o título de tri-campeão do Ranking Nacional, quando por sua vez, somou para o Ranking Nacional de 2019. Uma conquista em dose dupla.

Começando o ano de 2020, estive em Brasilia participando do Campeonato Brasileiro de Laser Radial do dia 6 a 10 de janeiro e Laser Standard (categoria olímpica) do dia 12 a 16 de janeiro. Na Laser Radial fiquei em 1º lugar geral entre os 90 velejadores, vencendo também, por categoria e classifiquei junto com meu parceiro meu clube na 3ª colocação de melhor clube do Brasil. Na Laser Standard fiquei em 4º lugar geral entre os 72 velejadores e Top 3 por categoria.

Com esses resultados obtidos começo o ano de 2020 confiante com o pé direito com foco, determinação e fé de um ano de muitas conquistas e aprendizados.

CONTATO

© Desenvolvido por Allan Godoy

Foz do Iguaçu - PR
  • Instagram
(45) 99831-0122
(45) 99927-5064